Resenha: Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramargo
- Malu Oréfice
- 12 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
O QML conta com diversos parceiros e entre eles maravilhosos grupos de resenhas.
Entre eles o incrível Rêsenhando, administrado pela Re Sanrehd que semanalmente é preenchido com inumeras dicas e resenhas de livros, e um diferencial são as postagens com os livros gratuitos da Amazon ... é muito amor nesse grupo! <3
Enfim, vamos ao que interessa, a resenha!
Eu peguei da Rê hoje: Ensaio Sobre a Cegueira, eu nunca li, mas vi o filme e digo: é bom! É pesado mas é bom ... agora imaginem o livro que na maioria das vezes é melhor ?

[SINOPSE]
Uma terrível "treva branca" vai deixando cegos, um a um, os habitantes de uma cidade. Com essa fantasia aterradora, Saramago nos obriga fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu.
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".
[RESENHA]
Bem ... falar deste livro é um tanto difícil pois ele mostra o quão pode ser complicadas quaisquer mudanças que nos aconteçam, e acredito que independente de onde estamos localizados geograficamente no mapa, nosso credo ou cor. Para todos nós é quase que automático estar acomodado com o que fazemos e temos a nossa disposição. Ensaio sobre a cegueira mostra o que transforma as pessoas .... e como mudamos qdo nos deparamos com o desconhecido. Infelizmente homens mudam sua personalidade ... ou, apenas a deixam à mostra e revelam quem realmente são. Sua natureza selvagem e cruel é revelada nas horas mais excruciantes. Nestas horas fica difícil ver e encontrar bondade, é nestas horas que se revela realmente o íntimo de cada ser. Quando falo homens são de ambos os gêneros tanto masculino como feminino .... qdo quaisquer de nós se depara com mudanças bruscas seja de estado de suas capacidades físicas ou mentais, se revela o poder. :( Como dizia minha avó: Dê poder ao homem ... E realmente saberá quem é esse homem.
Vou procurar o filme pois diz que existe e quero ver como ficou a adaptação.
Bjs da Rê!

댓글