Resenha: Três coisas sobre você - Julie Buxbaum
- Carol Paim
- 27 de jun. de 2016
- 4 min de leitura

Título: Três Coisas Sobre Você - E se a pessoa de quem você mais precisa for alguém que você nem conhece?
Autor: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 288
Onde comprar: Livrarias físicas e online.
Sinopse:
Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
Quem me conhece sabe que tenho sérios problemas com livros onde os personagens principais são adolescentes. Não suporto personagens imaturos, inseguros e indecisos (já basta eu!). Então quando comecei a ler esse livro, não tive a menor pretensão de gostar e muito menos de ir até o fim. Se não curto um livro, não continuo. A vida é muito curta e a lista de livros é muito longa para me obrigar a ler algo que não gosto.
Que grata surpresa foi esse livro!
Eu iria começar essa resenha com três coisas sobre esse livro, mas acho que é uma quantidade insuficiente de informações. Seria necessário uma quantidade infinita de tópicos para explicar como esse livro me mostrou que personagens adolescentes podem sim, ser fortes, envolventes, cativantes e maduros, mesmo que preservando todas as características típicas dos 16 anos. Os medos, as inseguranças, as amizades, as crises existenciais e os dramas que só quem já teve essa idade pode entender. Até mesmo as espinhas, o bulling e a baixa autoestima estavam lá, mas de uma maneira tão bem escrita e tão envolvente que foi impossível não lembrar dos meus 16 anos.
Empatia, isso se chama empatia, e é muito difícil de um autor conseguir isso de mim. Parabéns para a Julie Buxbaum.
Jessie é uma garota comum. Ela não é a mais bonita, mas também não é o patinho feio. Aluna nova, deslocada e perdida em um mundo totalmente diferente do seu. Tudo é novo e solitário, até que surge um e-mail de Alguém Ninguém. AN (como ela chama) surge por e-mail e sem perceber, Jessie passa a ter um amigo.
Todos os personagens são muito bem caracterizados. Desde o pai de Jessie e sua ausência, a madrasta que por mais que a gente tenha um certo medo dessa palavra, a madrasta desse livro não é má, Theo, o meio-irmão (filho da madrasta), que no final das contas não é tão mimado quanto parece. Todos os personagens, sem exceção, crescem e se desenvolvem de alguma forma durante a história. Mas ninguém se desenvolveu mais durante a história que AN.
Cada troca de mensagem, cada três coisas que eles diziam um sobre o outro, um sorriso bobo brotava no meu rosto. A cada troca de mensagem, a vontade de descobrir quem é cresce de maneira exponencial, mas ao mesmo tempo, descobrir seria o começo do fim do livro e eu não queria isso.
Os suspeitos são revelados aos poucos, as dicas são dadas em alguns momentos e é preciso ficar atenta, mas não fique muito atenta, pois no final você sabe quem é, e feliz por isso. (Quando li a mensagem dizendo "sou eu", quase dei um gritinho daqueles bem adolescente...kkkkk)
Não vou falar sobre os suspeitos, não quero estragar a leitura de ninguém, mas posso dizer sou apaixonada por um mocinho problemático, então é obvio que torci muito mais por um deles do que pelos outros, mas em alguns momentos tive minhas dúvidas de quem seria AN.
Preciso fazer um comentário especial sobre a relação da Jessie com a mãe e a maneira como ela lidou com a perda. Em vários trechos ela fala sobre a mãe, sobre a saudade que sente, sobre como era a vida dela antes da mãe morrer e seu pai se casar novamente e eu realmente senti a dor da Jessie. Foram trechos lindos e que me marcaram.
Em resumo, estou tentando deletar o livro da minha mente só para ter o prazer de ler pela primeira vez novamente. Se bem, mesmo que isso fosse possível, não iria quer esquecer um livro tão encantador, delicioso e envolvente como esse. Mas tenho uma reclamação: Eu queria mais páginas. Queria saber como era o beijo do AN, como era tocar o cabelo dele, queria saber como se desenvolveu o romance deles, se a Dri ficou com o cara que ela gosta, se o Theo ficou bem, se o pai e a madrasta ficaram bem.
Eu fiquei com um terrível gosto de quero mais e uma vontade avassaladora de encontrar a autora e dar um abraço nela. Se alguém a conhecer, por favor faça isso por mim.
Minha nota? 9,5. Não dou 10 por total falta de mais páginas e por ter me deixado com vontade de quero mais.
Se eu indico? COM TODA A CERTEZA DO MUNDO! Esse livro está entre os cinco melhores desse ano.
Espero de verdade que vocês leiam e conheçam essa história incrível. Depois voltem pra me dizer o que acharam. Beijos!
Pra quem ainda ficou na dúvida, a editora Arqueiro lançou uma aposta; SE NÃO AMAR, ELES DEVOLVEM SEU DINHEIRO!
É isso mesmo! Se você ler e não gostar, eles vão devolver o seu dinheiro ou trocar seu livro por outro título de mesmo valor. Saiba mais clicando no link abaixo.

Bình luận